A sua opinião vale muito!

Avalie nossa empresa no Google

Qual a diferença entre mil e micras?

Thumbnail Mil-para-micras

Quando nos deparamos com a necessidade de conhecer a espessura de uma película, é natural recorrermos ao catálogo da Bluetech em busca dos dados precisos do filme. Contudo, surge uma questão importante nesse momento: por que frequentemente nos perguntamos “Quantas micras tem essa película?” quando, na realidade, a unidade de medida padrão do mercado nacional e internacional para a medição de espessura de películas não é a “micra”, mas sim o “mil”.

Vamos esclarecer essa distinção e entender melhor o que é um mil e uma micra. Essas são duas unidades de medida distintas, utilizadas para representar distâncias ou espessuras em escalas extremamente pequenas, embora sejam aplicadas em contextos diferentes.

A unidade abreviada como “mil” representa milésimos de polegada ou centímetro cúbico. Um mil é equivalente a 0,001 polegadas, o que significa que 1 polegada é igual a 1000 mils. Essa unidade é amplamente utilizada em países que adotam o sistema de medidas imperiais, como os Estados Unidos, e é comumente encontrada em indústrias como impressão, fabricação de embalagens, papel, plástico e engenharia.

Por outro lado, a micra, também conhecida como micrômetro e simbolizada pelo símbolo “µm”, é uma unidade de medida do sistema métrico que representa uma milionésima parte de um metro, ou seja, 0,000001 metros. É empregada em campos onde a precisão é essencial, como eletrônica, microscopia, semicondutores e engenharia, sendo frequentemente utilizada para medir a espessura de materiais finos como fibras e circuitos integrados.

Desta forma, realizando a conversão 1 mil equivale à 25,4 micras ou micrómetros.

Conversão de mil para μm1

Portanto, ao consultarmos o catálogo da Bluetech e vermos que uma película Window Blue possui, em média, 3,50 “micras”, na verdade estamos nos referindo a mils e apenas utilizando a unidade de medida de forma equivocada. Por exemplo, uma Window Blue com espessura de 3,5 mils equivaleria a uma espessura de 88,9 micras.
Para garantir a precisão e evitar confusões, é importante lembrar-se de utilizar a unidade de medida correta ao medir uma película. Na próxima vez que precisar realizar essa medição, pense na unidade correta e garanta a exatidão dos resultados.

  1. Referência: CONVERT. Mils em Micrómetros. 2024. Disponível em: https://convertlive.com/pt/u/converter/mils/em/micr%C3%B3metros. Acesso em: 26 mar. 2024. ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima