A sua opinião vale muito!

Avalie nossa empresa no Google

O que é Window blue?

Thumbnail WB

A linha de películas Window blue® da Bluetech® se destaca como uma escolha superior em termos de tecnologia e proteção solar/termal dentro do amplo espectro de produtos oferecidos pela empresa. Com uma impressionante capacidade de reter entre 90% e 99% dos raios infravermelhos, juntamente com uma refração altamente eficaz dos raios ultravioletas (UVA e UVB), essa linha é projetada para oferecer um considerável aprimoramento na experiência térmica dentro do veículo, reduzindo o desconforto térmico em até 50% a 60% quando combinada com o uso do ar-condicionado.
 
Antes de explorarmos mais profundamente as características técnicas dessas películas, é crucial compreendermos como ocorre o aquecimento em veículos e residências devido à luz solar. A luz solar aquece o interior de um veículo principalmente por meio do processo de radiação solar. Quando a luz solar entra pelas janelas do veículo, ela incide sobre os objetos no interior, como os bancos, o painel e os carpetes, sendo parte dessa luz absorvida e convertida em calor. Esses objetos, por sua vez, emitem radiação térmica devido ao calor absorvido, aumentando ainda mais a temperatura dentro do veículo. Além disso, o vidro das janelas e as latarias podem funcionar como uma espécie de “efeito estufa”, permitindo a entrada da luz solar, mas dificultando sua saída, o que retém o calor gerado dentro do veículo e contribui para o aumento da temperatura ambiente.
 
A linha Window blue® atua diretamente no vidro, oferecendo transmissão, reflexão e absorção dos raios solares. Dessa forma, dependendo da tonalidade da película, medida pela Transmissão de Visibilidade (VLT), ela pode transmitir, absorver e refletir diferentes espectros da luz solar (luz visível, infravermelho e ultravioleta). Seguindo essa linha de raciocínio, é importante destacar que uma película com VLT de 75% (mais clara) permite que 75% da luz solar que incide no veículo atravesse a película para o interior do automóvel, enquanto uma película com tonalidade mais escura, como por exemplo, a Window blue com VLT de 5% demonstra ser mais eficiente na absorção e reflexão da luz solar.
 
Observando a Primeira Lei da Termodinâmica, que afirma que “energia não pode ser criada ou destruída, apenas transformada de uma forma para outra” (Bosch, 2005)1. Podemos compreender que a luz, ao atingir a película, não simplesmente “bloqueia o calor”. Pelo contrário, ocorre um processo de óptica geométrica, no qual a película atua como um prisma, dividindo as frequências da luz em três principais espectros: luz visível, infravermelho (IRR) e ultravioleta (UV). Para cada espectro, a Window Blue® possui uma frequência de transmissão, absorção e reflexão específica.

Passagem da luz pela Window blue
Óptica geométrica: A passagem da luz pela Window blue 75%

Por meio dos resultados de testes técnicos conduzidos no laboratório Bluetech® – todos os resultados dos testes são disponibilizados gratuitamente no site por meio de laudos técnicos – utilizando a máquina de análise ótica e térmica GlasSpec 2500, constatou-se que a Window blue® possui uma absorção e reflexão total bastante elevada, especialmente quando comparada com outras películas disponíveis no mercado. Assim, grande parte dos raios infravermelhos e ultravioletas são absorvidos ou refletidos pela película, enquanto a maior parte dos raios transmitidos é constituída por luz visível, a qual transmite muito menos calor que os raios infravermelhos e é menos prejudicial à saúde do que os raios ultravioletas. Essas características são demonstradas no gráfico abaixo:

Gráfico Window blue 20%

No gráfico acima, observamos o comportamento da Window blue® em relação ao espectro de luz visível (400 a 700 nm), evidenciando um notável potencial de absorção da luz, como indicado pela faixa vermelha no gráfico. Essa capacidade de absorção contribui para a redução significativa da sensação térmica dentro do veículo, especialmente quando combinada com o funcionamento do ar-condicionado, resultando em uma drástica diminuição da temperatura interna do veículo e da sensação de calor.
 
Além de proporcionar maior conforto térmico, a Window blue® também passou por rigorosos testes de durabilidade e desempenho em laboratórios internacionais, recebendo a aprovação e recomendação da Skin Cancer Foundation, uma instituição de renome mundial no combate ao câncer de pele. Essa certificação atesta não apenas a eficácia da película em termos de proteção solar, mas também seu benefício para a saúde ao ajudar na prevenção do câncer de pele.
 
A alta qualidade dos materiais que compõem a película, incluindo cerâmica, poliéster, cola e line de proteção acrílica, garante que a linha Window blue® ofereça alto desempenho na redução térmica, além de proporcionar diversos benefícios para a saúde.
 
Além da tradicional Window blue®, a linha também inclui dois outros modelos de películas: Window blue® Arquitetura e Window blue Segurança®. Cada filme da linha é projetado com uma aplicação específica, com diferenças técnicas para se adequar a cada finalidade. Por exemplo, a Window blue Arquitetura® oferece menor retenção de raios infravermelhos e ultravioletas cercar de 85% a 90%, porém sendo mais resistente às intempéries devido à necessidade de um filme mais robusto para suportar longos períodos de exposição solar.
 
Dentro da linha Window blue Arquitetura®, encontramos também a película Window blue Performance®, que oferece um desempenho de absorção de luz solar ainda maior que a Window blue Arquitetura® tradicional entorno de 95% a 99%. No entanto, vale ressaltar que a composição de cerâmica metalizada dessa película pode interferir no sinal de dispositivos de radiofrequência (RFID), como tags de pedágio, embora não afete os sinais da tecnologia LTE, como os de celular 4G e 5G. Problema que não ocorre com as demais películas da Linha Window blue® já que todas as películas, com exceção da Window blue Performance, são não metalizadas e compostas unicamente de cerâmica e poliéster.
 
Por sua vez, a Window blue Segurança® se destaca pela sua maior espessura de 4 mil (101,6 micras), proporcionando uma maior resistência a impactos mecânicos e perfurações, garantindo assim uma proteção adicional aos ocupantes do veículo ou da residência.
 
Todos os filmes da linha Window blue® estão disponíveis em diferentes níveis de VLT (5%, 20%, 35% e 75%). É importante ressaltar que quanto menor o VLT, mais escuro é o filme, com uma película de VLT 75% apresentando uma tonalidade azul clara, enquanto uma de VLT 5% é considerada azul escura, categorizada como Black.

Cada nível de VLT da Window blue® pode apresentar diferentes índices de embaçamento (Haze), sendo uma tendência observada que os filmes mais escuros tendem a ter um haze ligeiramente maior que em comparação com os filmes de VLT mais claro. Todavia, a Bluetech® se esforça continuamente para manter o índice de haze da Linha Window blue® abaixo de 3.00, uma vez que a partir desse ponto, o embaçamento se torna perceptível aos olhos. Sendo a manutenção de um baixo índice de haze um aspecto fundamental na fabricação de películas de alta performance.

Comportamento da luz ao atingir películas de diferentes VLTs

Além disso, é crucial mencionar que graças à alta tecnologia e qualidade das películas Window blue®, toda a linha possui garantia vitalícia fornecida pela Bluetech Window Films®, cobrindo possíveis problemas como desbotamento, descascamento ou perda de características técnicas.
 
É importante destacar que os clientes autorizados da Window blue® são parceiros comerciais que assinam contrato com a empresa, obtendo o direito de comercializar e utilizar a marca e os produtos Bluetech® e Window blue®, desde que cumpram as especificações do contrato.

Galeria

  1. BOSCH, Robert. Manual de tecnologia automotiva. 2005. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=6sOxDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA22&dq=termo+dinamica+da+luz+solar+em+vidros+automotivas&ots=-e4UaI_EcK&sig=SOsrpZIfbEOqdhJZflwkhWGbq3w#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 27 mar. 2024. ↩︎

2 comentários em “O que é Window blue?”

    1. Atendimento Bluetech

      Olá Ricardo, Tudo bem?

      Você pode realizar orçamentos pela nossa Central de Atendimentos.
      Basta enviar uma mensagem no contato abaixo e selecionar a opção “2 – Vendas”.
      Contato da Central: 61 3301-6060

      Te aguardamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima